Aeroporto Internacional de Belo Horizonte
Releases
Tudo o que acontece no BH Airport
Acesse as principais notícias do terminal internacional mineiro.
Releases
Aqui você encontra o direcionamento para pautas relevantes sobre o universo da aviação e desenvolvimento aeroportuário. Contextualizamos nossas ações com tudo o que acontece no Brasil e no mundo, reforçando nosso compromisso social, com o meio ambiente e sustentabilidade.

Dia Nacional da Mata Atlântica: BH Airport reforça compromisso com a preservação do bioma no sítio aeroportuário
No Dia da Mata Atlântica, celebrado em 27 de maio, o BH Airport reafirma seu compromisso com a preservação dos ecossistemas da região do seu sítio aeroportuário, protegendo áreas significativas da Mata Atlântica e do Cerrado. Com práticas ambientais responsáveis e manejo sustentável, o aeroporto mantém 310 hectares de Reserva Legal, sendo cerca de 790 hectares de remanescentes de vegetação nativa. Toda a gestão ambiental é realizada com base em diretrizes oficiais, conforme o Cadastro Ambiental Rural (CAR) vigente, e o foco é assegurar que as reservas e áreas de preservação permanente continuem desempenhando um papel essencial no equilíbrio ecológico do território.
Além da conservação, o BH Airport realiza ações de monitoramentos ambientais, visitas técnicas e o acompanhamento da fiscalização dos órgãos ambientais. O aeroporto também mantém uma passagem de fauna – que fica sob a rodovia de acesso ao terminal – e que ajuda na preservação de animais típicos desses biomas, evitando o atropelamento deles na via. O BH Airport já identificou 12 espécies da Mata Atlântica e do Cerrado utilizando a passagem, entre eles tamanduá, veado e tatu.
O Gestor de Engenharia e Manutenção do BH Airport, Emerson Chaves, destaca a importância do trabalho de preservação, que é um dos compromissos do aeroporto com o meio ambiente. “Essas medidas garantem que o aeroporto se mantenha integrado à paisagem natural da região, reforçando sua responsabilidade ambiental e sustentável. Temos uma equipe dedicada e atenta para monitorar e realizar outras ações de preservação de flora, fauna e recursos hídricos nessa área”, afirma.
O tema da preservação é urgente, tendo em vista que, segundo o MapBiomas, hoje restam apenas 24% da cobertura florestal original da Mata Atlântica no Brasil. A proporção está muito abaixo do limite mínimo aceitável, que deveria ser, segundo estudo publicado na revista Science, de 30%. Por outro lado, os dados mais recentes do Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD) Mata Atlântica indicam uma boa notícia: a redução significativa de 55% no desmatamento do bioma nos primeiros seis meses de 2024 em comparação ao mesmo período do ano anterior.
“A causa da Mata Atlântica é essencial para a manutenção da biodiversidade, e o BH Airport está comprometido em preservar esse bioma, garantindo que nossas áreas naturais continuem protegidas e cumprindo sua função ecológica”, afirma Emerson. Comprometido com as práticas ambientais, o BH Airport foi reconhecido por duas vezes consecutivas pela Anac como o Aeroporto Mais Sustentável do Brasil. Também recebeu quatro vezes o título de Aeroporto Verde pelo Conselho Internacional de Aeroportos (Airports Council International - ACI).

BH Airport alcança topo do ranking de satisfação dos passageiros em abril, na categoria de grandes aeroportos
O BH Airport alcançou um marco significativo na pesquisa de satisfação conduzida pela Secretaria da Aviação Civil (SAC) no último mês de abril, com um índice de 4,59 de Satisfação Geral. A pontuação garantiu ao terminal a primeira posição no ranking no período, na categoria de aeroportos com mais de 10 milhões de passageiros.
O gestor de Operações, Segurança e Experiência do Passageiro, do BH Airport, Fabiano Reis, comemora a pontuação. “Esse resultado mostra que o caminho que temos trilhado com foco total na jornada do cliente, está colocando o nosso aeroporto, mais uma vez, como referência. E vamos continuar trabalhando para que venham notas ainda mais altas. Para isso, estamos monitorando de perto as opiniões dos passageiros, criando ações com soluções rápidas e eficientes e direcionando todo o time para esse objetivo”, afirma.
A pesquisa, que contou com 428 entrevistas em horários pré-determinados pela SAC, revelou que 97,66% dos passageiros classificaram a experiência no BH Airport como "boa" ou "muito boa". Ela é composta por indicadores que avaliam a satisfação do passageiro com os serviços aeroportuários oferecidos, além de indicadores que monitoram o tempo dos processos aos quais os passageiros são submetidos. Entre os indicadores do BH Airport que tiveram melhoria de nota em abril estão conforto da sala de embarque; disponibilidade de assentos reservados; limpeza geral do aeroporto; estabelecimentos de alimentação e comerciais.
O resultado de abril também representa um avanço expressivo em relação a março, com uma evolução de 3,61%. Comparando ao mesmo período de 2024, houve um crescimento de 2,46%, evidenciando o compromisso do BH Airport com a melhoria contínua da experiência dos passageiros. Além da liderança na categoria, o aeroporto registrou um avanço significativo no ranking geral, subindo nove posições e alcançando a 3ª colocação entre todos os terminais brasileiros.
Premiação internacional
A busca pela melhor experiência do cliente também foi reconhecida, no ano passado, pelo programa Airport Customer Experience Accreditation. O BH Airport alcançou o nível 2 do programa, que faz parte do Airport Service Quality (ASQ) de Airports Council International (ACI) Word e contribui para que os aeroportos evoluam em suas práticas de experiência dos viajantes.

Maio Amarelo: BH Airport e Governo de Minas realizam dia de conscientização dos passageiros sobre segurança no trânsito
Simulador de impacto de colisão, óculos 3D para simular o efeito de álcool e drogas, blitz e teatro educativos. Quem passa pelo BH Airport nesta quarta-feira (21) tem a oportunidade de aprender brincando um assunto muito sério: a segurança no trânsito. A ação em comemoração ao Maio Amarelo tem o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida” e é realizada pelo BH Airport em parceria com diversos órgãos de trânsito e segurança do Governo de Minas Gerais. O objetivo é conscientizar o passageiro que utiliza o aeroporto, lembrando-o sobre o deslocamento que fará logo após o desembarque, mas também nos demais momentos de sua vida seja como motorista ou pedestre.
O CEO do BH Airport, Daniel Miranda, reforça o papel social do aeroporto na propagação de temas como esse. Ele explica que a iniciativa é direcionada tanto aos passageiros que utilizam diversos modais para chegar ao terminal, quanto aos funcionários que também fazem esse deslocamento diariamente. A campanha ainda é estendida aos profissionais que atuam no pátio, onde há regras específicas de trânsito.
“Nosso aeroporto é como uma cidade: mais de 35 mil pessoas passam pelo terminal todos os dias. Temos um alto fluxo de carros, ônibus, vans, táxis, carros de aplicativo, então a segurança no trânsito e na movimentação do pedestre é algo primordial para nós. Acreditamos que, ao incentivar a conscientização do Maio Amarelo, estamos contribuindo para uma melhor experiência dos nossos passageiros antes mesmo de chegarem ao aeroporto ou a seus destinos”, afirma Daniel.
O simulador de impacto é uma das experiências que os passageiros podem experimentar. Ele simula o banco de um carro que colide, de maneira que o passageiro com cinto sente um impacto brusco do que seria uma colisão real. A simulação mostra a importância do uso de segurança. Além disso, o público também pode viver na prática, por meio da realidade virtual, o que seria estar sob efeito de drogas e álcool. Os óculos 3D simulam a sensação dos entorpecentes e ensina sobre os riscos de se dirigir ou mesmo caminhar na rua sob esses efeitos. A programação ainda inclui um divertido teatro e blitz educativos, que abordaram motoristas e pedestres.

Mais de 1 milhão de passageiros devem passar pelo BH Airport em maio
Após um mês de abril impulsionado por feriados prolongados e alta demanda, o BH Airport mantém a curva ascendente em maio. A expectativa é de que mais de 1 milhão de passageiros circulem pelo terminal ao longo do mês, o que representa um crescimento de 6,2% em relação a maio de 2024 e um aumento expressivo de 16,9% quando comparado ao mesmo período de 2019, antes da pandemia. Os dados reforçam a consolidação do aeroporto internacional mineiro como um dos mais dinâmicos do país.
O terminal também deve registrar mais de 9.500 operações de pousos e decolagens, um avanço de 11,2% frente ao mesmo mês do ano passado. Em relação a maio de 2019, período pandêmico, o crescimento é ainda mais significativo: 20,3% a mais em número de operações.
“Este crescimento consistente é reflexo direto do nosso esforço em fortalecer a conectividade aérea de Minas Gerais, com foco em qualidade e com infraestrutura de ponta. Mais do que números, isso representa novas oportunidades para o turismo, negócios e desenvolvimento regional”, afirma Rodrigo Côrtes, COO do BH Airport.
Rotas sazonais à vista
Com a chegada do inverno no hemisfério sul, o BH Airport se prepara para novas operações nos próximos meses. Em junho, os mineiros voltam a se conectar a Santiago, no Chile, com a retomada da rota operada pela Sky Airline – eleita a melhor companhia low cost da América do Sul. Também será lançado um novo destino internacional: Bariloche, na Argentina, com voos diretos pela Azul. Em julho, a mesma companhia aérea retoma o voo direto entre BH e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos.
Destinos atendidos em maio
O BH Airport oferece cerca de 70 destinos no Brasil e no mundo. Confira as operações ativas no mês:
Voos regionais:
Araxá; Divinópolis; Governador Valadares; Ipatinga; Manhuaçu; Montes Claros; Paracatu; Patos de Minas; Salinas; Teófilo Otoni; Uberaba; Uberlândia; Varginha.
Voos nacionais:
Aracaju (SE); Barreiras (BA); Belém (PA); Brasília (DF); Campina Grande (PB); Campinas (SP); Cuiabá (MT); Curitiba (PR); Florianópolis (SC); Fortaleza (CE); Foz do Iguaçu (PR); Goiânia (GO); Guanambi (BA); Guarulhos (SP); Ilha de Comandatuba (BA); Ilhéus (BA); Imperatriz (MA); Jericoacoara (CE); João Pessoa (PB); Linhares (ES); Maceió (AL); Manaus (AM); Marabá (PA); Natal (RN); Palmas (TO); Parauapebas (PA); Porto Alegre (RS); Porto Seguro (BA); Porto Velho (RO); Recife (PE); Ribeirão Preto (SP); Rio Branco (AC); Rio de Janeiro – GIG (RJ); Rio de Janeiro – SDU (RJ); Rio de Janeiro – RRJ (RJ); Salvador (BA); São Luís (MA); São José do Rio Preto (SP); São Paulo – CGH (SP); Sorriso (MT); Teresina (PI); Vitória (ES); Vitória da Conquista (BA).
Voos internacionais:
Buenos Aires (Argentina); Cidade do Panamá (Panamá); Lisboa (Portugal); Orlando (EUA); Santiago (Chile) e Willemstad (Curaçao).

BH Airport celebra Dia da Mineração com destaque para crescimento e apoio à cadeia produtiva
No dia 7 de maio, data em que se comemora o Dia da Mineração, o BH Airport celebra sua conexão com um dos setores mais relevantes e tradicionais da economia mineira. Berço da mineração no país, Minas Gerais abriga grandes operações do setor e demanda uma estrutura robusta de transporte e logística. Nesse contexto, o terminal internacional mineiro se destaca, desempenhando um papel fundamental na cadeia de abastecimento da indústria.
Especializado no recebimento, deslacre, armazenamento e nacionalização de cargas, o Hub Logístico Multimodal do BH Airport tem infraestrutura e atendimento preparados para as exigências do setor. Em 2024, mais de 2,2 milhões de quilos em cargas ligadas à mineração foram movimentados no terminal, em 4.136 processos logísticos, o que representa um crescimento de 50% em relação a 2023.
Entre os produtos transportados estão desde peças pequenas, como parafusos, pistões e hastes para perfuratriz de rocha, até maquinários de grande porte, utilizados em operações de mineração superficial e subterrânea, que podem chegar a 75 toneladas.
Os principais países de origem dessas cargas são os Estados Unidos, Irlanda e Suécia, e os materiais seguem por diferentes modais para regiões com forte atividade mineral. Embora o modal marítimo seja o mais utilizado pelo setor, o BH Airport oferece soluções integradas que conectam aéreo, rodoviário e marítimo, com atenção às demandas específicas de cada cliente. O resultado é uma operação logística robusta, alinhada às exigências da mineração moderna.
O Gestor Comercial do BH Airport, Geovane Medina, destaca que a presença do Hub como uma estrutura logística especializada contribui para o fortalecimento da cadeia mineral no estado. “O BH Airport é um hub logístico com DNA mineiro. Nossa proximidade com os principais polos de mineração, combinada à nossa infraestrutura e equipe especializada, permite que sejamos um parceiro estratégico para o desenvolvimento do setor e, por consequência, para a economia do estado e do país”, afirma.
O Hub Logístico Multimodal do BH Airport é o único recinto alfandegado de Minas Gerais com fiscalização disponível 24 horas. São 12 mil m² de área alfandegada, 300 m² de armazém de cargas perigosas; 3.131 m² de câmaras frias com setup personalizado de -18°C a +22°C e qualificação térmica; e 11 posições para estacionamento de aeronaves cargueiras.