Ícone wifi
Wifigrátis
Ícone librasRQS

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte

BH Airport Logo
ícone do logotipo do BH Airport

Releases

Tudo o que acontece no BH Airport

Acesse as principais notícias do terminal internacional mineiro.

Releases

Aqui você encontra o direcionamento para pautas relevantes sobre o universo da aviação e desenvolvimento aeroportuário. Contextualizamos nossas ações com tudo o que acontece no Brasil e no mundo, reforçando nosso compromisso social, com o meio ambiente e sustentabilidade.

Dia Nacional da Mata Atlântica: BH Airport reforça compromisso com a preservação do bioma no sítio aeroportuário
27 de maio de 2025

Dia Nacional da Mata Atlântica: BH Airport reforça compromisso com a preservação do bioma no sítio aeroportuário

No Dia da Mata Atlântica, celebrado em 27 de maio, o BH Airport reafirma seu compromisso com a preservação dos ecossistemas da região do seu sítio aeroportuário, protegendo áreas significativas da Mata Atlântica e do Cerrado. Com práticas ambientais responsáveis e manejo sustentável, o aeroporto mantém 310 hectares de Reserva Legal, sendo cerca de 790 hectares de remanescentes de vegetação nativa. Toda a gestão ambiental é realizada com base em diretrizes oficiais, conforme o Cadastro Ambiental Rural (CAR) vigente, e o foco é assegurar que as reservas e áreas de preservação permanente continuem desempenhando um papel essencial no equilíbrio ecológico do território.

Além da conservação, o BH Airport realiza ações de monitoramentos ambientais, visitas técnicas e o acompanhamento da fiscalização dos órgãos ambientais. O aeroporto também mantém uma passagem de fauna – que fica sob a rodovia de acesso ao terminal – e que ajuda na preservação de animais típicos desses biomas, evitando o atropelamento deles na via. O BH Airport já identificou 12 espécies da Mata Atlântica e do Cerrado utilizando a passagem, entre eles tamanduá, veado e tatu.

O Gestor de Engenharia e Manutenção do BH Airport, Emerson Chaves, destaca a importância do trabalho de preservação, que é um dos compromissos do aeroporto com o meio ambiente. “Essas medidas garantem que o aeroporto se mantenha integrado à paisagem natural da região, reforçando sua responsabilidade ambiental e sustentável. Temos uma equipe dedicada e atenta para monitorar e realizar outras ações de preservação de flora, fauna e recursos hídricos nessa área”, afirma.

O tema da preservação é urgente, tendo em vista que, segundo o MapBiomas, hoje restam apenas 24% da cobertura florestal original da Mata Atlântica no Brasil. A proporção está muito abaixo do limite mínimo aceitável, que deveria ser, segundo estudo publicado na revista Science, de 30%. Por outro lado, os dados mais recentes do Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD) Mata Atlântica indicam uma boa notícia: a redução significativa de 55% no desmatamento do bioma nos primeiros seis meses de 2024 em comparação ao mesmo período do ano anterior.

“A causa da Mata Atlântica é essencial para a manutenção da biodiversidade, e o BH Airport está comprometido em preservar esse bioma, garantindo que nossas áreas naturais continuem protegidas e cumprindo sua função ecológica”, afirma Emerson. Comprometido com as práticas ambientais, o BH Airport foi reconhecido por duas vezes consecutivas pela Anac como o Aeroporto Mais Sustentável do Brasil. Também recebeu quatro vezes o título de Aeroporto Verde pelo Conselho Internacional de Aeroportos (Airports Council International - ACI).

BH Airport alcança topo do ranking de satisfação dos passageiros em abril, na categoria de grandes aeroportos
23 de maio de 2025

BH Airport alcança topo do ranking de satisfação dos passageiros em abril, na categoria de grandes aeroportos

O BH Airport alcançou um marco significativo na pesquisa de satisfação conduzida pela Secretaria da Aviação Civil (SAC) no último mês de abril, com um índice de 4,59 de Satisfação Geral. A pontuação garantiu ao terminal a primeira posição no ranking no período, na categoria de aeroportos com mais de 10 milhões de passageiros.

O gestor de Operações, Segurança e Experiência do Passageiro, do BH Airport, Fabiano Reis, comemora a pontuação. “Esse resultado mostra que o caminho que temos trilhado com foco total na jornada do cliente, está colocando o nosso aeroporto, mais uma vez, como referência. E vamos continuar trabalhando para que venham notas ainda mais altas. Para isso, estamos monitorando de perto as opiniões dos passageiros, criando ações com soluções rápidas e eficientes e direcionando todo o time para esse objetivo”, afirma.

A pesquisa, que contou com 428 entrevistas em horários pré-determinados pela SAC, revelou que 97,66% dos passageiros classificaram a experiência no BH Airport como "boa" ou "muito boa". Ela é composta por indicadores que avaliam a satisfação do passageiro com os serviços aeroportuários oferecidos, além de indicadores que monitoram o tempo dos processos aos quais os passageiros são submetidos. Entre os indicadores do BH Airport que tiveram melhoria de nota em abril estão conforto da sala de embarque; disponibilidade de assentos reservados; limpeza geral do aeroporto; estabelecimentos de alimentação e comerciais.

O resultado de abril também representa um avanço expressivo em relação a março, com uma evolução de 3,61%. Comparando ao mesmo período de 2024, houve um crescimento de 2,46%, evidenciando o compromisso do BH Airport com a melhoria contínua da experiência dos passageiros. Além da liderança na categoria, o aeroporto registrou um avanço significativo no ranking geral, subindo nove posições e alcançando a 3ª colocação entre todos os terminais brasileiros.


Premiação internacional

A busca pela melhor experiência do cliente também foi reconhecida, no ano passado, pelo programa Airport Customer Experience Accreditation. O BH Airport alcançou o nível 2 do programa, que faz parte do Airport Service Quality (ASQ) de Airports Council International (ACI) Word e contribui para que os aeroportos evoluam em suas práticas de experiência dos viajantes.

Maio Amarelo: BH Airport e Governo de Minas realizam dia de conscientização dos passageiros sobre segurança no trânsito
21 de maio de 2025

Maio Amarelo: BH Airport e Governo de Minas realizam dia de conscientização dos passageiros sobre segurança no trânsito

Simulador de impacto de colisão, óculos 3D para simular o efeito de álcool e drogas, blitz e teatro educativos. Quem passa pelo BH Airport nesta quarta-feira (21) tem a oportunidade de aprender brincando um assunto muito sério: a segurança no trânsito. A ação em comemoração ao Maio Amarelo tem o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida” e é realizada pelo BH Airport em parceria com diversos órgãos de trânsito e segurança do Governo de Minas Gerais. O objetivo é conscientizar o passageiro que utiliza o aeroporto, lembrando-o sobre o deslocamento que fará logo após o desembarque, mas também nos demais momentos de sua vida seja como motorista ou pedestre.

O CEO do BH Airport, Daniel Miranda, reforça o papel social do aeroporto na propagação de temas como esse. Ele explica que a iniciativa é direcionada tanto aos passageiros que utilizam diversos modais para chegar ao terminal, quanto aos funcionários que também fazem esse deslocamento diariamente. A campanha ainda é estendida aos profissionais que atuam no pátio, onde há regras específicas de trânsito.

“Nosso aeroporto é como uma cidade: mais de 35 mil pessoas passam pelo terminal todos os dias. Temos um alto fluxo de carros, ônibus, vans, táxis, carros de aplicativo, então a segurança no trânsito e na movimentação do pedestre é algo primordial para nós. Acreditamos que, ao incentivar a conscientização do Maio Amarelo, estamos contribuindo para uma melhor experiência dos nossos passageiros antes mesmo de chegarem ao aeroporto ou a seus destinos”, afirma Daniel.

O simulador de impacto é uma das experiências que os passageiros podem experimentar. Ele simula o banco de um carro que colide, de maneira que o passageiro com cinto sente um impacto brusco do que seria uma colisão real. A simulação mostra a importância do uso de segurança. Além disso, o público também pode viver na prática, por meio da realidade virtual, o que seria estar sob efeito de drogas e álcool. Os óculos 3D simulam a sensação dos entorpecentes e ensina sobre os riscos de se dirigir ou mesmo caminhar na rua sob esses efeitos. A programação ainda inclui um divertido teatro e blitz educativos, que abordaram motoristas e pedestres.

Mais de 1 milhão de passageiros devem passar pelo BH Airport em maio
9 de maio de 2025

Mais de 1 milhão de passageiros devem passar pelo BH Airport em maio

Após um mês de abril impulsionado por feriados prolongados e alta demanda, o BH Airport mantém a curva ascendente em maio. A expectativa é de que mais de 1 milhão de passageiros circulem pelo terminal ao longo do mês, o que representa um crescimento de 6,2% em relação a maio de 2024 e um aumento expressivo de 16,9% quando comparado ao mesmo período de 2019, antes da pandemia. Os dados reforçam a consolidação do aeroporto internacional mineiro como um dos mais dinâmicos do país.


O terminal também deve registrar mais de 9.500 operações de pousos e decolagens, um avanço de 11,2% frente ao mesmo mês do ano passado. Em relação a maio de 2019, período pandêmico, o crescimento é ainda mais significativo: 20,3% a mais em número de operações.


“Este crescimento consistente é reflexo direto do nosso esforço em fortalecer a conectividade aérea de Minas Gerais, com foco em qualidade e com infraestrutura de ponta. Mais do que números, isso representa novas oportunidades para o turismo, negócios e desenvolvimento regional”, afirma Rodrigo Côrtes, COO do BH Airport.


Rotas sazonais à vista


Com a chegada do inverno no hemisfério sul, o BH Airport se prepara para novas operações nos próximos meses. Em junho, os mineiros voltam a se conectar a Santiago, no Chile, com a retomada da rota operada pela Sky Airline – eleita a melhor companhia low cost da América do Sul. Também será lançado um novo destino internacional: Bariloche, na Argentina, com voos diretos pela Azul. Em julho, a mesma companhia aérea retoma o voo direto entre BH e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos.


Destinos atendidos em maio


O BH Airport oferece cerca de 70 destinos no Brasil e no mundo. Confira as operações ativas no mês:


Voos regionais:


Araxá; Divinópolis; Governador Valadares; Ipatinga; Manhuaçu; Montes Claros; Paracatu; Patos de Minas; Salinas; Teófilo Otoni; Uberaba; Uberlândia; Varginha.


Voos nacionais:


Aracaju (SE); Barreiras (BA); Belém (PA); Brasília (DF); Campina Grande (PB); Campinas (SP); Cuiabá (MT); Curitiba (PR); Florianópolis (SC); Fortaleza (CE); Foz do Iguaçu (PR); Goiânia (GO); Guanambi (BA); Guarulhos (SP); Ilha de Comandatuba (BA); Ilhéus (BA); Imperatriz (MA); Jericoacoara (CE); João Pessoa (PB); Linhares (ES); Maceió (AL); Manaus (AM); Marabá (PA); Natal (RN); Palmas (TO); Parauapebas (PA); Porto Alegre (RS); Porto Seguro (BA); Porto Velho (RO); Recife (PE); Ribeirão Preto (SP); Rio Branco (AC); Rio de Janeiro – GIG (RJ); Rio de Janeiro – SDU (RJ); Rio de Janeiro – RRJ (RJ); Salvador (BA); São Luís (MA); São José do Rio Preto (SP); São Paulo – CGH (SP); Sorriso (MT); Teresina (PI); Vitória (ES); Vitória da Conquista (BA).



Voos internacionais:


Buenos Aires (Argentina); Cidade do Panamá (Panamá); Lisboa (Portugal); Orlando (EUA); Santiago (Chile) e Willemstad (Curaçao).

BH Airport celebra Dia da Mineração com destaque para crescimento e apoio à cadeia produtiva
6 de maio de 2025

BH Airport celebra Dia da Mineração com destaque para crescimento e apoio à cadeia produtiva

No dia 7 de maio, data em que se comemora o Dia da Mineração, o BH Airport celebra sua conexão com um dos setores mais relevantes e tradicionais da economia mineira. Berço da mineração no país, Minas Gerais abriga grandes operações do setor e demanda uma estrutura robusta de transporte e logística. Nesse contexto, o terminal internacional mineiro se destaca, desempenhando um papel fundamental na cadeia de abastecimento da indústria.


Especializado no recebimento, deslacre, armazenamento e nacionalização de cargas, o Hub Logístico Multimodal do BH Airport tem infraestrutura e atendimento preparados para as exigências do setor. Em 2024, mais de 2,2 milhões de quilos em cargas ligadas à mineração foram movimentados no terminal, em 4.136 processos logísticos, o que representa um crescimento de 50% em relação a 2023.


Entre os produtos transportados estão desde peças pequenas, como parafusos, pistões e hastes para perfuratriz de rocha, até maquinários de grande porte, utilizados em operações de mineração superficial e subterrânea, que podem chegar a 75 toneladas.


Os principais países de origem dessas cargas são os Estados Unidos, Irlanda e Suécia, e os materiais seguem por diferentes modais para regiões com forte atividade mineral. Embora o modal marítimo seja o mais utilizado pelo setor, o BH Airport oferece soluções integradas que conectam aéreo, rodoviário e marítimo, com atenção às demandas específicas de cada cliente. O resultado é uma operação logística robusta, alinhada às exigências da mineração moderna.


O Gestor Comercial do BH Airport, Geovane Medina, destaca que a presença do Hub como uma estrutura logística especializada contribui para o fortalecimento da cadeia mineral no estado. “O BH Airport é um hub logístico com DNA mineiro. Nossa proximidade com os principais polos de mineração, combinada à nossa infraestrutura e equipe especializada, permite que sejamos um parceiro estratégico para o desenvolvimento do setor e, por consequência, para a economia do estado e do país”, afirma.


O Hub Logístico Multimodal do BH Airport é o único recinto alfandegado de Minas Gerais com fiscalização disponível 24 horas. São 12 mil m² de área alfandegada, 300 m² de armazém de cargas perigosas; 3.131 m² de câmaras frias com setup personalizado de -18°C a +22°C e qualificação térmica; e 11 posições para estacionamento de aeronaves cargueiras.

Explore o acervo de materiais do BH Airport. Fotos, vídeos, logomarca e muito mais