Aeroporto Internacional de Belo Horizonte
Releases
Tudo o que acontece no BH Airport
Acesse as principais notícias do terminal internacional mineiro.
Releases
Aqui você encontra o direcionamento para pautas relevantes sobre o universo da aviação e desenvolvimento aeroportuário. Contextualizamos nossas ações com tudo o que acontece no Brasil e no mundo, reforçando nosso compromisso social, com o meio ambiente e sustentabilidade.

BH Airport espera receber 975 mil passageiros em fevereiro
Apesar de ser o mês mais curto do ano, fevereiro promete muito movimento de passageiros no BH Airport. O terminal espera receber cerca de 975 mil pessoas, o que representa um crescimento de 20% em relação ao mesmo mês em 2024. Serão 8700 pousos e decolagens, o que também significa um salto de 13% sobre o ano passado.
Embora o Carnaval este ano seja em março, o dia pico de movimentação de passageiros acontece ainda em fevereiro, no último dia do mês: 28, sexta-feira. Só nesta data, o terminal espera receber cerca de 32 mil passageiros. No período que compreende a movimentação em torno do feriado, entre 27 de fevereiro a 6 de março, há expectativa que 215 mil pessoas circulem pelo BH Airport, um crescimento de 4% em relação a 2024.
Para atender a alta demanda do Carnaval, as companhias aéreas preparam 182 voos extras no BH Airport. Entre os destinos mais procurados estão as cidades com praias e tradição em Carnaval, como Porto Seguro (BA), Florianópolis (SC), Salvador (BA) e Maceió (AL), mas também alguns destinos para quem quer fugir dos blocos carnavalescos ou descansar, como Caldas Novas (GO) e Ilhéus (BA).
O COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes, lembra que o Carnaval é um período importante para o setor de turismo, principalmente para Belo Horizonte que, a cada ano, se consolida como um destino atrativo e vibrante, com uma programação diversificada que combina blocos de rua, eventos culturais e experiências gastronômicas únicas. “A capital mineira atrai turistas de todos os lugares do Brasil com um dos carnavais mais bonitos e animados do país e o BH Airport está de portas abertas para receber a todos. Temos uma operação especial para esses momentos de alta demanda, com reforço das equipes de segurança e atendimento ao passageiro”, afirma.
Destinos atendidos em fevereiro
O BH Airport oferece cerca de 70 destinos no Brasil e no mundo. Confira as operações ativas em fevereiro:
Voos regionais:
Araxá; Divinópolis; Governador Valadares; Ipatinga; Manhuaçu; Montes Claros; Paracatu; Patos de Minas; Salinas; Teófilo Otoni; Uberaba; Uberlândia e Varginha.
Voos nacionais:
Aracaju (SE); Barreiras (BA); Belém (PA); Brasília (DF); Cabo Frio (RJ); Caldas Novas (GO); Campina Grande (PB); Campinas (SP); Cuiabá (MT); Curitiba (PR); Florianópolis (SC); Fortaleza (CE); Foz do Iguaçu (PR); Goiânia (GO); Guanambi (BA); Guarulhos (SP); Ilha de Comandatuba (BA); Ilhéus (BA); Imperatriz (MA); Jericoacoara (CE); João Pessoa (PB); Lençóis (BA); Linhares (ES); Maceió (AL); Manaus (AM); Marabá (PA); Natal (RN); Navegantes (SC); Palmas (TO); Parauapebas (PA); Parnaíba (PI); Porto Alegre (RS); Porto Seguro (BA); Porto Velho (RO); Recife (PE); Ribeirão Preto (SP); Rio Branco (AC); Rio de Janeiro - GIG (RJ); Rio de Janeiro - RRJ (RJ); Rio de Janeiro - SDU (RJ); Salvador (BA); São Luís (MA); São José do Rio Preto (SP); São Paulo - CGH (SP); Sorriso (MT); Teresina (PI); Vitória (ES); Vitória da Conquista (BA).
Voos internacionais:
Buenos Aires (Argentina); Cidade do Panamá (Panamá); Fort Lauderdale (EUA); Lisboa (Portugal); Orlando (EUA); Santiago (Chile) e Willemstad (Curaçao).

Dia da Ciência: BH Airport movimentou 1.200 toneladas de cargas ligadas à saúde no primeiro semestre de 2025
No Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador, comemorado em 8 de julho, o BH Airport celebra sua contribuição para o avanço científico do país por meio da operação do seu hub logístico multimodal, que tem um papel estratégico no transporte de cargas do setor de Ciências da Vida. Com uma infraestrutura moderna e preparada para receber esse tipo de carga, o aeroporto se consolida como uma das principais portas de entrada e saída de produtos essenciais para o desenvolvimento da ciência e da saúde no Brasil.
Em 2025, o segmento de Ciências da Vida representou 14% de todos os processos liberados no terminal internacional mineiro, sendo o setor mais representativo em receita e valor agregado de carga. No primeiro semestre deste ano foram mais de 1.200 toneladas movimentadas em 2.626 processos logísticos. Entre os produtos que passam pelo hub estão medicamentos e suas matérias-primas, produtos para diagnóstico in vitro, cosméticos e equipamentos médicos. O tamanho e peso variam: há volumes abaixo de 1 kg, até remessas com dezenas de toneladas.
O Gestor Comercial do BH Airport, Geovane Medina, explica que o destino e origem dessas cargas são, principalmente, indústrias farmacêuticas, de diagnóstico in vitro e de equipamentos médicos, transportadas por modais aéreo e marítimo, com forte concentração na malha aérea internacional. Segundo ele, trata-se de cargas de alto valor agregado. Um exemplo é um carregamento recebido, este ano, com matéria-prima para a produção de medicamento oncológico avaliado em R$ 30 milhões.
Geovane reforça que o hub logístico multimodal tem uma estrutura qualificada para garantir o acondicionamento ideal dessas cargas, muitas delas sensíveis a variações de temperatura. “Hoje, o BH Airport tem seis equipamentos refrigerados com capacidade para manter faixas térmicas entre -18°C e 22°C, inclusive com controle de umidade de até 70% em uma das faixas. Todos os equipamentos passam por processo de qualificação térmica, com sensores que garantem a manutenção constante da temperatura exigida, assegurando a integridade das cargas”, afirma.
Para o gestor, ao garantir a segurança e a conformidade no armazenamento e transporte desses produtos, o BH Airport fortalece seu papel como elo estratégico da cadeia logística de Ciências da Vida. “Estamos falando de cargas impactam diretamente a vida das pessoas e a evolução da ciência no Brasil. Contribuir com a logística eficiente e segura dessas mercadorias é parte do compromisso do BH Airport com a saúde e o desenvolvimento científico do país”, destaca.

Férias escolares: BH Airport espera mais de um milhão de passageiros em julho
Chegou a alta temporada: no mês julho, período de férias escolares, o BH Airport ganha ainda mais movimento com os passageiros que embarcam em viagens em família, excursões de escola e turismo de inverno. A expectativa é que 1,1 milhão de passageiros circulem pelo terminal durante todo o mês de julho, o que representa um crescimento de 2% em relação ao mesmo mês em 2024. O período também exige maior demanda das companhias aéreas, que estão preparando 430 voos extras durante o mês. Entre os destinos mais procurados estão Porto Seguro, Salvador e Maceió.
Segundo o COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes, o terminal tem uma operação especial em períodos de alta temporada com reforço nas equipes de segurança e apoio aos passageiros. Ele destaca que para trazer ainda mais agilidade ao processo de embarque e procedimentos de segurança nos canais de inspeção (raio-x), o BH Airport está implementando o embarque rápido. Trata-se de um fluxo prioritário para quem está levando apenas um item (seja uma mala, uma bolsa ou uma mochila, por exemplo).
“O embarque rápido é mais uma solução que implementamos para trazer mais eficiência para a operação e mais conforto ao passageiro, principalmente nesses períodos de alta demanda, como férias escolares. Toda a operação também está pensada para atender esse aumento de volume, o que inclui nosso mix comercial com mais de 100 operações, entre restaurantes, lojas de varejo, salas VIPs e outros serviços”, afirma.
Entre as novidades de destinos em julho está a rota BH – Bariloche, que acaba de ser inaugurada no terminal internacional mineiro. A operação é da Azul Linhas Aéreas em aeronaves Airbus A320, que acomodam até 168 passageiros. A rota é sazonal e incluirá, ao todo, 32 operações e 5,7 mil assentos, com partidas de Belo Horizonte às quartas-feiras e domingos, durante a temporada de junho a agosto.

Posto UAI no BH Airport dobra número de atendimentos e fortalece integração do terminal com o Vetor Norte
Integrado à estrutura do BH Airport, a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Aeroporto, tem se consolidado como um importante ponto de acesso a serviços públicos para a população do Vetor Norte e passageiros em trânsito. Com localização estratégica no segundo pavimento do terminal, a unidade registrou crescimento expressivo no número de atendimentos: foram mais de 17 mil em 2024, o dobro em relação ao ano anterior. Em 2025 já foram mais de oito mil pessoas atendidas entre janeiro e maio.
O COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes, fala sobre a importância do serviço, que tem sido útil para os mais diversos perfis de usuários. Isso porque a unidade é utilizada tanto por moradores das cidades no entorno do aeroporto, quanto por passageiros, que agendam previamente os atendimentos, aproveitando o tempo de permanência no terminal. “A presença da UAI no aeroporto é mais do que comodidade: é parte da nossa missão de oferecer uma jornada completa ao passageiro e reforçar nosso papel social ao facilitar o acesso a serviços públicos. Além da UAI, o BH Airport também tem uma unidade dos Correios, um mix comercial com mais de 100 operações, entre restaurantes, lojas de varejo e salas VIPs, além de espaço kids e terraço panorâmico”, afirma.
O serviço mais procurado na UAI Aeroporto é a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), tanto na primeira quanto na segunda via. Além disso, o posto oferece emissão de atestado de antecedentes criminais, emissão da CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista), solicitação e recuperação de acesso à Conta GOV.BR, recadastramento de inativos (prova de vida) e serviços relacionados à habilitação e veículos, sendo a renovação de CNH especialmente demandada por tripulantes das companhias aéreas.
Com uma equipe de 10 colaboradores, o posto UAI Aeroporto funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h. O atendimento é realizado mediante agendamento prévio, que pode ser feito gratuitamente pelo portal mg.gov.br ou pelo aplicativo MG App. A unidade está localizada no 2º andar do terminal: no elevador, basta apertar o botão 1, que corresponde ao primeiro nível acima do térreo.