Aeroporto Internacional de Belo Horizonte
Releases
Tudo o que acontece no BH Airport
Acesse as principais notícias do terminal internacional mineiro.
Releases
Aqui você encontra o direcionamento para pautas relevantes sobre o universo da aviação e desenvolvimento aeroportuário. Contextualizamos nossas ações com tudo o que acontece no Brasil e no mundo, reforçando nosso compromisso social, com o meio ambiente e sustentabilidade.
Cinco destinos com voo direto do BH Airport que fogem do óbvio e podem surpreender os viajantes
O ano de 2025 tem um calendário repleto de feriados prolongados, a oportunidade ideal para quem deseja descansar, explorar novos destinos e escapar da rotina. Partindo do BH Airport, os viajantes têm à disposição uma ampla variedade de opções: praia, montanha, cidades históricas, destinos de inverno e até neve no exterior. Mas, além dos roteiros mais tradicionais, o terminal internacional mineiro também conecta os passageiros diretamente a lugares menos conhecidos, repletos de surpresas e experiências únicas, conforme explica o Gestor de Conectividade e Aviação do BH Airport, Clayton Begido.
“Somos, hoje, o segundo aeroporto no Brasil com mais destinos nacionais e o terceiro em total de destinos, com muitas opções interessantes para os passageiros. Neste ano cheio de oportunidades de feriados prolongados, vale o passageiro se organizar para conhecer novos lugares e aproveitar a conexão direta de Minas Gerais para o Brasil e para o mundo”, afirma.
Confira cinco destinos que fogem do comum e que têm voo direto do terminal internacional mineiro:
Barreiras (BA)
Principal portal para o Vale do Rio Corrente, a cidade é um ponto de partida para explorar as cachoeiras e trilhas do cerrado baiano. As Cachoeiras do Acaba Vida e do Redondo são verdadeiros refúgios para os amantes de ecoturismo, com paisagens impressionantes e águas cristalinas. O Rio de Ondas, com suas corredeiras e piscinas naturais, é perfeito para relaxar e praticar esportes aquáticos. Já o Morro do Chapéu oferece trilhas e vistas panorâmicas de tirar o fôlego.
Imperatriz (MA)
É conhecida como a "Princesa do Tocantins", por estar situada às margens do rio que representa o principal atrativo natural da cidade, com várias praias de água doce que surgem durante o período de seca, como a Praia do Cacau e a Praia do Meio, ideais para lazer, prática de esportes náuticos e pesca. O Parque Ambiental da Chapada das Mesas é um dos destinos mais procurados da região, com cachoeiras espetaculares, trilhas ecológicas e formações rochosas impressionantes, como o Morro do Chapéu.
Rio Branco (AC)
A capital do Acre é um destino importante para o ecoturismo e para quem busca explorar a biodiversidade e a história da região, que abre as portas para a Amazônia. O Parque Ambiental Chico Mendes, que oferece trilhas, passeios ecológicos e áreas para piqueniques, é uma parada obrigatória para quem aprecia momentos especiais em meio à natureza. Também podem ser incluídos nessa programação o Horto Florestal e a Represa do Igarapé. Já o Museu da Borracha relembra a importância da extração desse produto para o desenvolvimento do estado.
Paracatu (MG)
A charmosa cidade do noroeste de Minas Gerais encanta pelo valor cultural e pela riqueza do patrimônio do ciclo do ouro. O Centro Histórico preserva casarões coloniais, igrejas centenárias, como a Igreja Matriz de Santo Antônio, e ruas de pedra que contam a história do município. O Museu Histórico de Paracatu é um mergulho no passado, com acervo que resgata tradições locais. A região ainda oferece belas paisagens naturais, como cachoeiras e trilhas do cerrado para o ecoturismo. Paracatu é o destino ideal para quem busca história, cultura e belezas naturais no coração de Minas.
Marabá (PA)
Destino emergente no ecoturismo, Marabá atrai visitantes que buscam explorar as belezas naturais, a biodiversidade e a cultura da região amazônica. Localizada no sudeste do Pará, possui relevância histórica e econômica, como importante polo regional. Para aproveitar a viagem, inclua no roteiro os passeios pelo Rio Tocantins, pela Praia de Marabá e pela Reserva Biológica do Rio Trombetas, que fica próxima à cidade e é ideal para os amantes do ecoturismo. A cidade também é conhecida pelo Carnaval e pela Festa do Peixe, eventos tradicionais que celebram a cultura local.

Posto UAI no BH Airport dobra número de atendimentos e fortalece integração do terminal com o Vetor Norte
Integrado à estrutura do BH Airport, a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Aeroporto, tem se consolidado como um importante ponto de acesso a serviços públicos para a população do Vetor Norte e passageiros em trânsito. Com localização estratégica no segundo pavimento do terminal, a unidade registrou crescimento expressivo no número de atendimentos: foram mais de 17 mil em 2024, o dobro em relação ao ano anterior. Em 2025 já foram mais de oito mil pessoas atendidas entre janeiro e maio.
O COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes, fala sobre a importância do serviço, que tem sido útil para os mais diversos perfis de usuários. Isso porque a unidade é utilizada tanto por moradores das cidades no entorno do aeroporto, quanto por passageiros, que agendam previamente os atendimentos, aproveitando o tempo de permanência no terminal. “A presença da UAI no aeroporto é mais do que comodidade: é parte da nossa missão de oferecer uma jornada completa ao passageiro e reforçar nosso papel social ao facilitar o acesso a serviços públicos. Além da UAI, o BH Airport também tem uma unidade dos Correios, um mix comercial com mais de 100 operações, entre restaurantes, lojas de varejo e salas VIPs, além de espaço kids e terraço panorâmico”, afirma.
O serviço mais procurado na UAI Aeroporto é a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), tanto na primeira quanto na segunda via. Além disso, o posto oferece emissão de atestado de antecedentes criminais, emissão da CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista), solicitação e recuperação de acesso à Conta GOV.BR, recadastramento de inativos (prova de vida) e serviços relacionados à habilitação e veículos, sendo a renovação de CNH especialmente demandada por tripulantes das companhias aéreas.
Com uma equipe de 10 colaboradores, o posto UAI Aeroporto funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h. O atendimento é realizado mediante agendamento prévio, que pode ser feito gratuitamente pelo portal mg.gov.br ou pelo aplicativo MG App. A unidade está localizada no 2º andar do terminal: no elevador, basta apertar o botão 1, que corresponde ao primeiro nível acima do térreo.

BH Airport inaugura rota sazonal Belo Horizonte-Bariloche
Bariloche ficou mais próxima de Belo Horizonte: o BH Airport iniciou, nesta quarta-feira (25), os voos diretos para o famoso destino argentino. Os primeiros passageiros foram recebidos com brindes de boas-vindas e participaram de uma cerimônia de corte de fita. A operação é da Azul Linhas Aéreas em aeronaves Airbus A320, que acomodam até 168 passageiros. A rota é sazonal e incluirá, ao todo, 32 operações e 5,7 mil assentos, com partidas de Belo Horizonte às quartas-feiras e domingos, durante a temporada de junho a agosto.
O CEO do BH Airport, Daniel Miranda, lembra que esse é o oitavo destino internacional do aeroporto e o segundo na Argentina, que é um roteiro muito procurado no terminal. “É uma alegria trazer mais essa opção de conexão internacional, principalmente nessa época do ano em que os turistas buscam os destinos de frio. A nova rota também reforça nossa conexão com a Argentina e valoriza o potencial turístico de Minas Gerais, ampliando as oportunidades de intercâmbio cultural e desenvolvimento econômico para as duas regiões”, afirma.
Gerente Sr. de Planejamento de Malha da Azul, Beatriz Barbi, também comemora a nova rota. “O lançamento da operação vem acompanhada de um roteiro integrado organizado pela Azul Viagens, trata-se de um destino completo de esporte, gastronomia, belezas naturais e o chame da cidade. Ainda na equação, temos uma facilidade com a língua e a proximidade com o Brasil. Agora, a conexão direta via Belo Horizonte vem para facilitar a ida não só dos mineiros, mas de todos os voos que se encontram neste nosso hub", afirmou.
Bariloche é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros na temporada de inverno, por ser um local com neve e estações de esquis, além de diversas opções de passeios para curtir as belas paisagens dos lagos andinos.
Com essa nova rota, o BH Airport chega a oito destinos internacionais. Além de Bariloche, o terminal internacional mineiro oferece rotas para Buenos Aires (Argentina); Cidade do Panamá (Panamá); Fort Lauderdale (EUA); Lisboa (Portugal); Orlando (EUA); Santiago (Chile) e Willemstad (Curaçao).


Educação baseada na natureza: Motiva lança maior programa privado em escolas municipais com apoio do BH Airport
A Motiva, a maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, acaba de lançar - por meio do seu Instituto e o apoio do BH Airport - o maior programa privado de fomento à educação baseada na natureza do País. Batizada de Escolas Baseadas na Natureza, a iniciativa oferece gratuitamente formação continuada e materiais didáticos para professores e gestores do ensino fundamental de escolas municipais de todo o País. O programa, que tem o Instituto Crescer e o Instituto Alana como parceiros pedagógicos, já nasce presente em 280 cidades das cinco regiões do Brasil, beneficiando mais de 3,5 milhões de professores e 170 mil estudantes indiretamente.
Alinhado ao Plano Nacional da Educação (PNE), à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e à Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 14.926/24), a iniciativa tem como um dos seus objetivos o de expandir e fortalecer o conceito de Educação baseada na Natureza nas escolas brasileiras. O programa capacita educadores a desenvolverem práticas pedagógicas que colocam a natureza no centro da aprendizagem do aluno. Com duração de 40 horas e no formato 100% à distância e online, a formação é aberta a qualquer educador do País.
Durante o curso, os profissionais de ensino são apresentados aos fundamentos da Educação baseada na Natureza, ao conceito de crise climática e os seus impactos na educação e a importância do contato com a natureza para o desenvolvimento integral do estudante. Além disso, a formação estimula os educadores a refletirem como integrar soluções baseadas na natureza no ambiente escolar e a discutir a realidade das escolas brasileiras, bem como elaborar um projeto prático de como os conceitos podem ser aplicados nas instituições de ensino. O curso e os materiais pedagógicos estão disponíveis gratuitamente a partir de junho, por meio do site: www.escolasebn.com.br.
O desenvolvimento do programa parte do diagnóstico de que falta ao ensino no Brasil maior conexão com a natureza. Pesquisa realizada pelo MapBiomas, pelo Instituto Alana e pela Fiquem Sabendo, divulgada no final do ano passado, mostrou que quatro entre 10 escolas não têm áreas verdes, que 1,5 milhão de alunos estudam em instituições de ensino que não têm praças e parques em um raio próximo a 500 metros e que seis entre 10 escolas estão localizadas em territórios que estão, pelo menos, 1º Celsius acima da temperatura média das suas capitais. Outro dado alarmante revelado pelo levantamento é que 370 mil crianças estudam em áreas de risco de desastres, como deslizamento de terra e alagamentos (acesse aqui o estudo completo).
Sensibilizar, experienciar e influenciar
Partindo da premissa de que as escolas exercem papel central na conexão das crianças com o meio ambiente e na construção de novas soluções climáticas, o programa foi estruturado em três fases: sensibilizar (2025), experienciar (2026) e influenciar (2027). Na primeira etapa, a meta é apresentar o conceito de Educação baseada na Natureza e desenvolver a ligação dos educadores e dos estudantes com a natureza, por meio da realização do curso de ensino à distância e de jogos, projetos e propostas pedagógicas que os sensibilizem para a temática.
Na segunda etapa, em 2026, os estudantes são incentivados a propor soluções para desafios climáticos por meio de hackathons e outras metodologias práticas. Na última fase, a iniciativa prevê a mobilização de escolas e comunidades para implementar ações de impacto ambiental em suas áreas, em conexão com o conceito de cidades sustentáveis.
“O Instituto CCR tem como missão ser um indutor do desenvolvimento de cidades inclusivas, resilientes e sustentáveis no Brasil. Para enfrentar os grandes desafios dos centros urbanos, investir em educação é um elemento central pelo seu efeito multiplicador. Investir nas escolas e no ensino é construir um futuro menos desigual e com mais oportunidades para todos. Por meio do Escolas Baseadas na Natureza, colaboramos para a superação dos desafios atuais da educação no Brasil e contribuímos para formar cidadãos protagonistas na agenda climática”, afirma a presidente do Instituto CCR, Renata Ruggiero.
Prêmio Escolas Baseadas na Natureza
Para ampliar o alcance do programa e atrair novas escolas e mais educadores, será lançado o Prêmio Escolas Baseadas na Natureza, que vai reconhecer cinco escolas públicas que já participam do programa e têm projetos de destaque em educação ambiental. Ao todo, o prêmio vai destinar R$ 500 mil para a realização dos projetos em escolas, com o apoio da mentoria pedagógica, assessoria técnica e consultoria especializada em arquitetura escolar sustentável.
As inscrições para o prêmio estão previstas para o mês de junho, e o anúncio das escolas vencedoras deve ocorrer em julho. O objetivo é valorizar iniciativas que transformem o ambiente escolar, como a criação de pátios naturalizados que tenham, por exemplo, espaços conectados com os biomas dos territórios, mobiliário com materiais naturais, jardins de chuva, hortas com intencionalidade educativa e sistemas de captação de água da chuva.
O lançamento do projeto Escolas Baseadas na Natureza ocorreu durante a quarta edição do TEDx Amazônia, que foi realizado em Belém (PA) entre os dias 6 e 8 de junho. A Motiva, por meio do seu Instituto, foi um dos patrocinadores do evento, que se propôs a promover reflexões sobre os caminhos para a preservação da Amazônia e do planeta.
“O conceito de Educação Baseada na Natureza (EBN) propõe uma transformação nas práticas pedagógicas, nos espaços escolares e em seus entornos", diz Paula Mendonça, especialista em educação do Instituto Alana. "A ideia é fazer do ambiente escolar um impulsionador de ações de adaptação e resiliência climática, articuladas a estratégias curriculares que priorizem o acesso à Natureza, invistam na criação do vínculo de estudantes com ela e em habilidades que os preparem para a busca de soluções para os complexos desafios socioambientais”, afirma a especialista em educação, natureza e cultura das infâncias no Instituto Alana, Paula Mendonça.
Reformulação do Caminhos para Cidadania
O Escolas Baseada na Natureza nasce da reformulação do antigo programa Caminhos para a Cidadania, iniciativa lançada em 2002 pela Motiva. A mudança no escopo da iniciativa está conectada à nova atuação do Instituto CCR, que irá direcionar os seus esforços para o tema das cidades e comunidades sustentáveis. Em 2024, o Caminhos para Cidadania, que tinha como foco a Educação para a Cidadania, impactou 6,014 mil educadores em 1,7 mil escolas em 280 municípios, beneficiando indiretamente 176,970 mil alunos do ensino fundamental.
A reformulação do Caminhos para a Cidadania e o lançamento do Escolas Baseada na Natureza fazem parte do investimento de R$ 71 milhões que o Instituto CCR vai destinar para projetos de impacto social longo de 2025. Em 2024, ano em que completou 10 anos de história, a entidade aportou o valor recorde de R$ 72,1 milhões, crescimento de 33,5% em relação a 2023.
O curso e os materiais pedagógicos do Escolas Baseadas na Natureza estarão disponíveis gratuitamente no site: www.escolasebn.com.br.

Rumo ao São João: descubra 5 destinos juninos com voos diretos do BH Airport
Junho marca o início das tradicionais festas de São João em todo o Brasil, com cidades se transformando em verdadeiros cenários de celebração, repletas de música, danças típicas e uma gastronomia irresistível. Para quem quer aproveitar essa tradição, o BH Airport oferece voos diretos para cidades que realizam algumas das festas mais tradicionais do Brasil, como Campina Grande (PB), Aracaju (SE), Recife (PE), São Luís (MA) e Salvador (BA). O terminal também se prepara para receber turistas interessados no Arraial de Belô e outras festas tradicionais no interior do estado.
O Gestor de Conectividade e Aviação, Clayton Begido, destaca que o terminal está preparado para um aumento no volume de passageiros em junho, tanto por causa das festividades, quanto por conta do feriado de Corpus Christi. A expectativa para o mês é que mais de 1 milhão de passageiros passem pelo terminal, sendo 200 mil durante o feriado prolongado. Para atender à demanda crescente, as companhias aéreas programaram 157 voos extras. Destinos tradicionais como Salvador e Recife, que são grandes polos das festas juninas, figuram entre os mais procurados.
“Partindo do nosso terminal, temos muitas opções de voos diretos para destinos que vivem intensamente esse período das festas juninas. Hoje, o BH Airport é o segundo aeroporto do país em número de destinos nacionais e o terminal com o maior número de destinos no Nordeste, uma das regiões onde o São João é celebrado com maior intensidade. Além disso, esperamos um volume de passageiros que vêm a Minas Gerais curtir as programações de Belo Horizonte e interior”, afirma Clayton.
Saiba mais sobre os destinos de festa junina com voos diretos do BH Airport:
Campina Grande (PB)
Sedia o famoso "Maior São João do Mundo", com um mês inteiro de festividades, shows de forró e uma infraestrutura montada especialmente para a celebração.
Aracaju (SE)
Realiza o Forró Caju, um dos maiores eventos juninos do Nordeste, reunindo apresentações musicais e culturais na orla da cidade.
Recife (PE)
Tem uma programação intensa de São João, que ocorre tanto na capital quanto no interior pernambucano, com apresentações de quadrilhas e shows espalhados por diversos pontos.
São Luís (MA)
Mistura as tradições juninas com o bumba meu boi, tornando a festa ainda mais rica e representativa da cultura maranhense.
Salvador (BA)
Embora seja mais conhecida pelo Carnaval, também celebra o São João com festas espalhadas pela cidade e eventos que atraem turistas de todo o Brasil.