Ícone wifi
Wifigrátis
Ícone librasRQS

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte

BH Airport Logo
ícone do logotipo do BH Airport

Releases

Tudo o que acontece no BH Airport

Acesse as principais notícias do terminal internacional mineiro.

Releases

Aqui você encontra o direcionamento para pautas relevantes sobre o universo da aviação e desenvolvimento aeroportuário. Contextualizamos nossas ações com tudo o que acontece no Brasil e no mundo, reforçando nosso compromisso social, com o meio ambiente e sustentabilidade.

Nova rota internacional no BH Airport conecta Belo Horizonte a Bariloche
6 de fevereiro de 2025

Nova rota internacional no BH Airport conecta Belo Horizonte a Bariloche

Os amantes dos destinos de inverno acabam de ganhar uma nova opção de rota internacional a partir do BH Airport: Bariloche, na Argentina. Operados pela Azul Linhas Aéreas com aeronaves Airbus A320, que acomodam até 174 passageiros, os voos estão com passagens à venda a partir de hoje. Ao todo, serão 34 operações, com partidas de Belo Horizonte às quartas-feiras e domingos, durante a temporada de junho a agosto.


O COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes, comemora a nova rota internacional no terminal mineiro, que chega para ampliar a oferta de destinos para a Argentina, um roteiro muito procurado no terminal. “Bariloche é uma opção para quem procura experiências únicas de aventura e natureza, especialmente durante a temporada de inverno. Essa nova rota fortalece as conexões econômicas entre Minas Gerais e Argentina, fomentando o intercâmbio cultural e impulsionando toda a cadeia do turismo em ambas as regiões", afirma.


O gerente geral de Malha, Planejamento Estratégico e Alianças da Azul, Vitor Silva, destaca o potencial da rota que tradicionalmente alcança ocupação acima de 90%. “Acreditamos que será uma ótima oportunidade”, afirma. Bariloche é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros na temporada de inverno, por ser um local com neve e estações de esquis, além de diversas opções de passeios para curtir as belas paisagens dos lagos andinos.


Com essa nova rota, o BH Airport chega a oito destinos internacionais. Além de Bariloche, o terminal internacional mineiro oferece rotas para Buenos Aires (Argentina); Cidade do Panamá (Panamá); Fort Lauderdale (EUA); Lisboa (Portugal); Orlando (EUA); Santiago (Chile) e Willemstad (Curaçao).


Confira os voos para Bariloche (Argentina):

Segurança em foco: BH Airport alerta sobre incêndios no entorno do terminal
28 de agosto de 2025

Segurança em foco: BH Airport alerta sobre incêndios no entorno do terminal

Um incêndio de grandes proporções registrado no último final de semana, em uma área de vegetação do Parque Estadual Serra Verde, na região de Venda Nova, assustou a população e levantou um sinal de alerta para os riscos de queimadas no vetor norte da capital mineira. Apesar da proximidade, o fogo não afetou as operações do BH Airport, mas o terminal reforça a importância da prevenção neste período seco.

Em 2024, o BH Airport registrou diversos focos de incêndio no sítio aeroportuário, todos controlados pela ação conjunta da Seção Contra Incêndio do terminal e do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Em 2025, até o momento, não houve ocorrências graves próximos ao terminal, mas a estiagem exige atenção redobrada e medidas de prevenção por parte de toda a comunidade.

O COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes, lembra que a prevenção de incêndios é uma tarefa coletiva. Isso porque pequenos descuidos como o descarte inadequado de cigarro ou a queima de lixo podem se transformar em situações graves. Ele também lembra que, além dos impactos ambientais, a fumaça representa risco direto às operações aéreas, comprometendo a visibilidade de pousos e decolagens.

“O BH Airport realiza monitoramento constante por meio do nosso Centro de Operações e Emergência, que inclui câmeras no entorno do terminal e o uso de drones para ampliar a vigilância. Contamos também com uma Seção Contra Incêndio equipada e pronta para atuar sempre que necessário. Além disso, promovemos ações de conscientização junto à sociedade, porque entendemos que a prevenção é uma responsabilidade compartilhada. É fundamental que o trabalho de prevenção seja uma parceria entre o aeroporto e toda a comunidade do entorno”, reforça.

Como prevenir incêndios no entorno do aeroporto?

- Não jogue bitucas de cigarro em áreas com vegetação seca;

- Evite queimar lixo ou entulho, especialmente em terrenos baldios;

- Participe de ações comunitárias de limpeza e conscientização;

- Não solte balões: é crime e pode causar incêndios graves;

- Denuncie queimadas: 193 (Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar).

BH Airport conquista 8ª posição no ranking mundial de pontualidade da Cirium entre aeroportos médios
19 de agosto de 2025

BH Airport conquista 8ª posição no ranking mundial de pontualidade da Cirium entre aeroportos médios

O BH Airport é destaque internacional em pontualidade. Com 84,41% de partidas no horário e 99,81% de voos monitorados, o terminal internacional mineiro acaba de conquistar a 8ª posição no ranking mundial de Desempenho de Pontualidade da Cirium de julho de 2025, entre os aeroportos médios mais pontuais do mundo. O ranking da Cirium é uma referência global, baseado em critérios técnicos e rigorosos de análise de dados de voos, e contribui para a identificação de padrões e melhorias na indústria aérea.

O Gestor de Operações, Segurança e Experiência do Passageiro, Fabiano Reis, comemora a posição no ranking e destaca que o resultado é fruto de um trabalho contínuo que prioriza eficiência operacional. “Diversos esforços estão sendo colocados em prática nesse sentido, seja repensando detalhes da operação, seja no diálogo constante com as companhias aéreas ou na adoção de soluções inovadoras para melhorar o fluxo de passageiros. Tudo isso é feito para garantir uma operação eficiente e, ao mesmo tempo, proporcionar uma experiência cada vez melhor para quem embarca e desembarca por aqui”, destaca.

Entre as iniciativas que vêm contribuindo para esses resultados é a implementação de pushbacks coordenados, que diminuem o tempo de taxiamento de aeronaves em solo. Os pushbacks coordenados são movimentos simultâneos de aeronaves em solo, planejados de forma estratégica entre o centro de operações do aeroporto e a Torre de Controle. Essa gestão conjunta permite que múltiplas aeronaves saiam de suas posições ao mesmo tempo em direção à pista, sem comprometer a fluidez e a segurança das operações, mesmo nos horários de pico.

Fluxo de passageiros

Embora seja comum associar a pontualidade apenas à operação das aeronaves, o fluxo de passageiros tem papel fundamental nesse resultado. No BH Airport, soluções voltadas para a agilidade no embarque e desembarque têm contribuído diretamente para melhorar os índices operacionais.

Uma dessas iniciativas é o embarque rápido, um fluxo prioritário voltado para passageiros que levam apenas um item de mão, como uma mala, bolsa ou mochila. A medida agiliza os procedimentos de segurança nos canais de inspeção e tem se mostrado especialmente eficaz em períodos de alta demanda.

Outra inovação é o E-gate, equipamento de checagem eletrônica de passaportes que entrou em operação em agosto. Com ele, o tempo de processamento migratório caiu de 1 minuto e 20 segundos para apenas 15 segundos. A tecnologia representa o que há de mais moderno no mercado internacional. “O e-gate é mais um investimento que contribui para a melhoria contínua da experiência dos nossos passageiros e seguimos atentos às inovações que agreguem valor aos nossos serviços, facilitem a passagem pelo terminal e respeitem o tempo dos nossos viajantes”, afirma Fabiano.

Reconhecimento nacional e internacional

Além do desempenho no ranking da Cirium, o BH Airport também lidera em outras avaliações importantes. No Índice de Qualidade da ANAC (Fator Q), que combina critérios objetivos e a percepção dos passageiros, o terminal obteve o melhor desempenho do Brasil em 2024. Um exemplo concreto desse resultado é o tempo de inspeção: entre janeiro e maio deste ano, 99% dos passageiros passaram pelo canal de inspeção em até cinco minutos.

No cenário internacional, o BH Airport também se destaca como o único aeroporto brasileiro certificado no nível 2 do programa Airport Customer Experience Accreditation, promovido pelo ACI World. Ao todo, apenas 46 aeroportos no mundo possuem essa certificação, sendo 9 na América Latina e somente o BH Airport no Brasil, o que reforça o padrão elevado de qualidade e atendimento oferecido pelo terminal.


BH Airport espera 1,1 milhão de passageiros em agosto
14 de agosto de 2025

BH Airport espera 1,1 milhão de passageiros em agosto

O período de férias já acabou, mas o BH Airport continua movimentado: em agosto, a expectativa é que 1,1 milhão de passageiros passem pelo terminal internacional mineiro, o que representa um crescimento de 4% sobre o mesmo mês em 2024. Em relação a 2019, o salto é ainda maior: 20% de crescimento, mostrando a superação dos resultados do período pré-pandêmico.


Adotado em várias cidades do Brasil, o feriado religioso de 15 de agosto (Nossa Senhora da Boa Viagem, Assunção de Nossa Senhora e Dia do Senhor do Bonfim) contribui para a movimentação em agosto. Como o feriado cai em uma sexta-feira, as pessoas aproveitam para emendar o final de semana e viajar a lazer. Entre os dias 14 e 19 de agosto cerca de 225 mil pessoas vão passar pelo terminal. O dia com maior movimentação de passageiros será a quinta-feira, dia 14, quando o aeroporto deve receber mais de 40 mil passageiros. Ao todo estão preparados 199 voos extras para o período e entre os destinos mais procurados estão o Rio de Janeiro e Porto Seguro.


O COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes, reforça que o aeroporto está cada vez mais preparado para atender à crescente demanda de passageiros. “Nosso compromisso é garantir uma experiência ágil, segura e confortável para todos. Iniciativas como o embarque rápido para passageiros com apenas um item, a inauguração do e-gate, que faz o fluxo migratório com mais rapidez e os lançamentos de novas salas VIPs são exemplos de como estamos investindo continuamente em infraestrutura e tecnologia para acompanhar o crescimento da movimentação e dar mais conforto aos nossos passageiros”, afirma.


A expectativa de alta na movimentação em agosto acompanha uma tendência observada desde o início do ano no setor aéreo brasileiro, que registrou crescimento de 10% no fluxo de passageiros em relação ao mesmo período de 2024. No BH Airport, esse avanço tem sido ainda mais expressivo: entre janeiro e junho, 6,2 milhões de pessoas circularam pelo terminal, um salto de quase 15% na comparação anual.


“Vivemos um ciclo de reconstrução, impulsionado pela retomada econômica e pelo nosso compromisso em ampliar a conectividade. Hoje, somos o segundo maior aeroporto do Brasil em número de destinos domésticos e seguimos trabalhando para projetar Minas Gerais cada vez mais no cenário nacional e internacional”, afirma Rodrigo.

BH Airport celebra 11 anos de concessão com avanços em infraestrutura, conectividade e sustentabilidade
12 de agosto de 2025

BH Airport celebra 11 anos de concessão com avanços em infraestrutura, conectividade e sustentabilidade

Em 12 de agosto de 2014 começava uma nova história para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. Com a chegada da concessão BH Airport, o terminal mineiro embarcou em uma jornada de transformação que mudou para sempre a experiência de quem embarca e desembarca em Minas Gerais. Onze anos depois, os números confirmam a evolução: recordes de movimentação de passageiros e carga, expansão do mix comercial, mais conectividade e reconhecimentos nacionais e internacionais. Tudo isso conquistado mesmo diante de desafios como a pandemia, o crescimento acelerado pós-período pandêmico, a pressão crescente sobre a infraestrutura e obras herdadas da Copa do Mundo.

Hoje, quem passa pelo aeroporto encontra um dos maiores hubs de conexão do país, com infraestrutura moderna, serviços de excelência e uma malha aérea que conecta Minas Gerais ao mundo. São mais de 100 operações comerciais, entre elas seis salas VIPs — incluindo a Advantage, eleita a melhor do mundo — e uma oferta de destinos que coloca o BH Airport como o segundo maior em rotas domésticas e o terceiro em totais no Brasil. Em 2024, foram 12,3 milhões de passageiros circulando no terminal, número que representa um crescimento de 18% em relação ao ano anterior e supera em quase quatro vezes a média nacional. Já no primeiro semestre de 2025, o terminal recebeu 6,2 milhões de passageiros, alta de 15% sobre o mesmo período de 2024.

Nesses 11 anos a infraestrutura também evoluiu significativamente. Desde o início da concessão, foram investidos cerca de R$ 1,3 bilhão em melhorias, incluindo a construção de um novo terminal de passageiros, que ampliou a capacidade de atendimento de 10 milhões para 32 milhões de pessoas por ano. Em 2025, o BH Airport também realizou diversos investimentos em tecnologia, como a modernização do sistema de atendimento e embarque, que modernizou a infraestrutura utilizada pelas companhias aéreas, além do novo e-gate, equipamento de checagem eletrônica de passaportes que permite a verificação da documentação em segundos.

Este ano, o BH Airport também anunciou um investimento que trará grande avanço para a eficiência da operação e o conforto dos passageiros: a reinauguração do Desembarque 1. Previsto para outubro, o espaço conecta a área restrita, próxima ao portão 2, ao saguão público. O investimento na obra é de cerca de R$ 11 milhões, aporte que foi assumido pela concessionária, mediante compromisso de reembolso da Infraero, que é a responsável financeira pela reforma.

Para o CEO do BH Airport, Daniel Miranda Barbosa, todo esse avanço dos últimos 11 anos é resultado de uma gestão comprometida com a excelência e com o futuro da aviação em Minas Gerais. Ele destaca que o aniversário representa um marco importante, mas é também um ponto de partida para novos desafios e oportunidades. “Celebrar 11 anos é reconhecer o quanto já avançamos e reafirmar que ainda temos espaço para crescer. Transformamos o aeroporto em um dos mais eficientes e acolhedores do país, mas sabemos que para seguir nesse caminho é fundamental concluir as obras que herdamos em 2014 e que são essenciais para mantermos nosso padrão de qualidade e segurança. Vamos continuar trabalhando com foco no passageiro, buscando sempre mais conectividade, inovação e sustentabilidade para Minas Gerais”, afirma.

11 anos de cuidado com o meio ambiente e com as pessoas


A evolução do BH Airport ao longo dos últimos anos também se traduz em responsabilidade socioambiental. Desde o início da concessão, a excelência operacional veio acompanhada de práticas sustentáveis e de impacto social. O terminal é hoje referência nacional, reconhecido pela Anac com o selo Aeroportos Sustentáveis por três anos consecutivos e premiado nas categorias Sociedade (impacto social) e Externalidades (gestão de emissões e de resíduos).

Iniciativas como a parceria com a Ascamare — que já destinou mais de 3,7 mil toneladas de resíduos recicláveis e beneficia diretamente 22 famílias — e os investimentos em energia renovável e frota elétrica mostram que o compromisso com o meio ambiente e com a comunidade está presente em cada etapa da operação. “Acreditamos que crescer com responsabilidade é o único caminho possível. Ao longo desses 11 anos, mostramos que é possível evoluir em infraestrutura, serviços e conectividade sem abrir mão do cuidado com o meio ambiente e com as pessoas. Esse é o nosso compromisso com Minas Gerais e com o futuro da aviação”, afirma Daniel.

Explore o acervo de materiais do BH Airport. Fotos, vídeos, logomarca e muito mais