Ícone wifi
Wifigrátis
Ícone librasRQS

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte

BH Airport Logo
ícone do logotipo do BH Airport

Releases

Tudo o que acontece no BH Airport

Acesse as principais notícias do terminal internacional mineiro.

Releases

Aqui você encontra o direcionamento para pautas relevantes sobre o universo da aviação e desenvolvimento aeroportuário. Contextualizamos nossas ações com tudo o que acontece no Brasil e no mundo, reforçando nosso compromisso social, com o meio ambiente e sustentabilidade.

Nova rota internacional no BH Airport conecta Belo Horizonte a Bariloche
6 de fevereiro de 2025

Nova rota internacional no BH Airport conecta Belo Horizonte a Bariloche

Os amantes dos destinos de inverno acabam de ganhar uma nova opção de rota internacional a partir do BH Airport: Bariloche, na Argentina. Operados pela Azul Linhas Aéreas com aeronaves Airbus A320, que acomodam até 174 passageiros, os voos estão com passagens à venda a partir de hoje. Ao todo, serão 34 operações, com partidas de Belo Horizonte às quartas-feiras e domingos, durante a temporada de junho a agosto.


O COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes, comemora a nova rota internacional no terminal mineiro, que chega para ampliar a oferta de destinos para a Argentina, um roteiro muito procurado no terminal. “Bariloche é uma opção para quem procura experiências únicas de aventura e natureza, especialmente durante a temporada de inverno. Essa nova rota fortalece as conexões econômicas entre Minas Gerais e Argentina, fomentando o intercâmbio cultural e impulsionando toda a cadeia do turismo em ambas as regiões", afirma.


O gerente geral de Malha, Planejamento Estratégico e Alianças da Azul, Vitor Silva, destaca o potencial da rota que tradicionalmente alcança ocupação acima de 90%. “Acreditamos que será uma ótima oportunidade”, afirma. Bariloche é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros na temporada de inverno, por ser um local com neve e estações de esquis, além de diversas opções de passeios para curtir as belas paisagens dos lagos andinos.


Com essa nova rota, o BH Airport chega a oito destinos internacionais. Além de Bariloche, o terminal internacional mineiro oferece rotas para Buenos Aires (Argentina); Cidade do Panamá (Panamá); Fort Lauderdale (EUA); Lisboa (Portugal); Orlando (EUA); Santiago (Chile) e Willemstad (Curaçao).


Confira os voos para Bariloche (Argentina):

Reconhecido pela terceira vez com o selo de Aeroporto Sustentável da Anac, BH Airport recebe premiação de destaque em impacto social e gestão das emissões
9 de julho de 2025

Reconhecido pela terceira vez com o selo de Aeroporto Sustentável da Anac, BH Airport recebe premiação de destaque em impacto social e gestão das emissões

Pelo terceiro ano consecutivo, o BH Airport foi reconhecido com o selo Aeroportos Sustentáveis, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Durante a cerimônia da 6ª edição do Prêmio Aeroportos Sustentáveis, que aconteceu nessa terça-feira (8/7), em Brasília, o terminal foi premiado como destaque nacional, entre os maiores, na categoria Sociedade - que avalia a governança corporativa e o engajamento social dos aeroportos - e na categoria Externalidades - que avalia a gestão das emissões e do ruído aeronáutico dos aeroportos.

A Anac reconheceu as melhores práticas dos operadores aeroportuários brasileiros em meio aos desafios da transição energética e das mudanças climáticas. Ao todo, 37 iniciativas foram inscritas. Elas foram avaliadas dentro do período bienal (2023/2024) e em três eixos independentes: engajamento social dos aeroportos (Sociedade), gestão do consumo de energia, recursos hídricos e de resíduos (Insumos) e gestão de emissões e ruído (Externalidades). Durante o evento, 11 aeroportos foram reconhecidos, de acordo com o seu perfil operacional e movimentação de passageiros.

O Gestor de Engenharia e Manutenção do BH Airport, Emerson Chaves, comemora o reconhecimento, destacando que o tema é estratégico para o terminal. “A sustentabilidade está na prática da nossa operação, seja por meio do uso de energia renovável, reutilização de água, reciclagem de resíduos, além de iniciativas diversas para diminuir a emissão de gases poluentes e de ruídos. Estamos muito honrados com essa premiação e agradecemos à Anac por esse programa tão importante, que induz a evolução dos indicadores ambientais e as ações de eficiência no setor”, afirma.

Essa é a terceira vez que o BH Airport é reconhecido como Aeroporto Sustentável pela Anac. Em 2023 e em 2024, quando o prêmio tinha outro formato com reconhecimento de um único aeroporto, o BH Airport foi premiado como o Aeroporto Mais Sustentável do Brasil. O terminal internacional mineiro também é o primeiro aeroporto carbono neutro do país pelo programa Airport Carbon Accreditation (ACA), além de ter recebido por quatro vezes seguidas o título de Aeroporto Verde pelo Conselho Internacional de Aeroportos (Airports Council International - ACI).

Engajamento social e gestão de emissões

Premiado nas categorias Sociedade e Externalidades, o BH Airport tem diversas iniciativas que comprovam sua liderança nos temas. Um exemplo é o trabalho realizado desde 2014 com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Lagoa Santa (Ascamare), que é responsável pela triagem e destinação de resíduos recicláveis gerados no aeroporto. Em 2024, o marco foi de 3,75 mil toneladas de resíduos coletados, uma conquista que reforça o pilar socioambiental do aeroporto, uma vez que a reciclagem contribui para a diminuição de emissões de gases poluentes e ainda beneficia diretamente 22 famílias associadas da cooperativa.

Outro exemplo é o projeto 400HZ + PCA, que visa a substituição do uso de combustíveis fósseis por energia elétrica certificada como de fonte renovável, durante as atividades de apoio a aeronaves em solo. Antes, esse processo acontecia por meio de abastecimento de querosene e geradores a diesel. Além disso, o BH Airport aposta na substituição de sua frota: motocicletas de ronda, veículos de operação de solo e de fiscalização de pátio já foram convertidos para versões elétricas. Em 2024, o terminal investiu R$ 500 mil, em quatro veículos elétricos, que vão contribuir para uma redução na emissão de 30 toneladas de CO₂ por ano na atmosfera. A meta é, até 2044, zerar todas as emissões diretas do BH Airport.

Dia da Ciência: BH Airport movimentou 1.200 toneladas de cargas ligadas à saúde no primeiro semestre de 2025
7 de julho de 2025

Dia da Ciência: BH Airport movimentou 1.200 toneladas de cargas ligadas à saúde no primeiro semestre de 2025

No Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador, comemorado em 8 de julho, o BH Airport celebra sua contribuição para o avanço científico do país por meio da operação do seu hub logístico multimodal, que tem um papel estratégico no transporte de cargas do setor de Ciências da Vida. Com uma infraestrutura moderna e preparada para receber esse tipo de carga, o aeroporto se consolida como uma das principais portas de entrada e saída de produtos essenciais para o desenvolvimento da ciência e da saúde no Brasil.

Em 2025, o segmento de Ciências da Vida representou 14% de todos os processos liberados no terminal internacional mineiro, sendo o setor mais representativo em receita e valor agregado de carga. No primeiro semestre deste ano foram mais de 1.200 toneladas movimentadas em 2.626 processos logísticos. Entre os produtos que passam pelo hub estão medicamentos e suas matérias-primas, produtos para diagnóstico in vitro, cosméticos e equipamentos médicos. O tamanho e peso variam: há volumes abaixo de 1 kg, até remessas com dezenas de toneladas.

O Gestor Comercial do BH Airport, Geovane Medina, explica que o destino e origem dessas cargas são, principalmente, indústrias farmacêuticas, de diagnóstico in vitro e de equipamentos médicos, transportadas por modais aéreo e marítimo, com forte concentração na malha aérea internacional. Segundo ele, trata-se de cargas de alto valor agregado. Um exemplo é um carregamento recebido, este ano, com matéria-prima para a produção de medicamento oncológico avaliado em R$ 30 milhões.

Geovane reforça que o hub logístico multimodal tem uma estrutura qualificada para garantir o acondicionamento ideal dessas cargas, muitas delas sensíveis a variações de temperatura. “Hoje, o BH Airport tem seis equipamentos refrigerados com capacidade para manter faixas térmicas entre -18°C e 22°C, inclusive com controle de umidade de até 70% em uma das faixas. Todos os equipamentos passam por processo de qualificação térmica, com sensores que garantem a manutenção constante da temperatura exigida, assegurando a integridade das cargas”, afirma.

Para o gestor, ao garantir a segurança e a conformidade no armazenamento e transporte desses produtos, o BH Airport fortalece seu papel como elo estratégico da cadeia logística de Ciências da Vida. “Estamos falando de cargas impactam diretamente a vida das pessoas e a evolução da ciência no Brasil. Contribuir com a logística eficiente e segura dessas mercadorias é parte do compromisso do BH Airport com a saúde e o desenvolvimento científico do país”, destaca.

Férias escolares: BH Airport espera mais de um milhão de passageiros em julho
3 de julho de 2025

Férias escolares: BH Airport espera mais de um milhão de passageiros em julho

Chegou a alta temporada: no mês julho, período de férias escolares, o BH Airport ganha ainda mais movimento com os passageiros que embarcam em viagens em família, excursões de escola e turismo de inverno. A expectativa é que 1,1 milhão de passageiros circulem pelo terminal durante todo o mês de julho, o que representa um crescimento de 2% em relação ao mesmo mês em 2024. O período também exige maior demanda das companhias aéreas, que estão preparando 430 voos extras durante o mês. Entre os destinos mais procurados estão Porto Seguro, Salvador e Maceió.

Segundo o COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes, o terminal tem uma operação especial em períodos de alta temporada com reforço nas equipes de segurança e apoio aos passageiros. Ele destaca que para trazer ainda mais agilidade ao processo de embarque e procedimentos de segurança nos canais de inspeção (raio-x), o BH Airport está implementando o embarque rápido. Trata-se de um fluxo prioritário para quem está levando apenas um item (seja uma mala, uma bolsa ou uma mochila, por exemplo).

“O embarque rápido é mais uma solução que implementamos para trazer mais eficiência para a operação e mais conforto ao passageiro, principalmente nesses períodos de alta demanda, como férias escolares. Toda a operação também está pensada para atender esse aumento de volume, o que inclui nosso mix comercial com mais de 100 operações, entre restaurantes, lojas de varejo, salas VIPs e outros serviços”, afirma.

Entre as novidades de destinos em julho está a rota BH – Bariloche, que acaba de ser inaugurada no terminal internacional mineiro. A operação é da Azul Linhas Aéreas em aeronaves Airbus A320, que acomodam até 168 passageiros. A rota é sazonal e incluirá, ao todo, 32 operações e 5,7 mil assentos, com partidas de Belo Horizonte às quartas-feiras e domingos, durante a temporada de junho a agosto.

Posto UAI no BH Airport dobra número de atendimentos e fortalece integração do terminal com o Vetor Norte
27 de junho de 2025

Posto UAI no BH Airport dobra número de atendimentos e fortalece integração do terminal com o Vetor Norte

Integrado à estrutura do BH Airport, a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Aeroporto, tem se consolidado como um importante ponto de acesso a serviços públicos para a população do Vetor Norte e passageiros em trânsito. Com localização estratégica no segundo pavimento do terminal, a unidade registrou crescimento expressivo no número de atendimentos: foram mais de 17 mil em 2024, o dobro em relação ao ano anterior. Em 2025 já foram mais de oito mil pessoas atendidas entre janeiro e maio.

O COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes, fala sobre a importância do serviço, que tem sido útil para os mais diversos perfis de usuários. Isso porque a unidade é utilizada tanto por moradores das cidades no entorno do aeroporto, quanto por passageiros, que agendam previamente os atendimentos, aproveitando o tempo de permanência no terminal. “A presença da UAI no aeroporto é mais do que comodidade: é parte da nossa missão de oferecer uma jornada completa ao passageiro e reforçar nosso papel social ao facilitar o acesso a serviços públicos. Além da UAI, o BH Airport também tem uma unidade dos Correios, um mix comercial com mais de 100 operações, entre restaurantes, lojas de varejo e salas VIPs, além de espaço kids e terraço panorâmico”, afirma.

O serviço mais procurado na UAI Aeroporto é a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), tanto na primeira quanto na segunda via. Além disso, o posto oferece emissão de atestado de antecedentes criminais, emissão da CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista), solicitação e recuperação de acesso à Conta GOV.BR, recadastramento de inativos (prova de vida) e serviços relacionados à habilitação e veículos, sendo a renovação de CNH especialmente demandada por tripulantes das companhias aéreas.

Com uma equipe de 10 colaboradores, o posto UAI Aeroporto funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h. O atendimento é realizado mediante agendamento prévio, que pode ser feito gratuitamente pelo portal mg.gov.br ou pelo aplicativo MG App. A unidade está localizada no 2º andar do terminal: no elevador, basta apertar o botão 1, que corresponde ao primeiro nível acima do térreo.

Explore o acervo de materiais do BH Airport. Fotos, vídeos, logomarca e muito mais