Aeroporto Internacional de Belo Horizonte
Releases
Tudo o que acontece no BH Airport
Acesse as principais notícias do terminal internacional mineiro.
Releases
Aqui você encontra o direcionamento para pautas relevantes sobre o universo da aviação e desenvolvimento aeroportuário. Contextualizamos nossas ações com tudo o que acontece no Brasil e no mundo, reforçando nosso compromisso social, com o meio ambiente e sustentabilidade.
Oportunidade de trabalho: lojas e restaurantes do BH Airport têm cerca de 200 vagas abertas
O ano começou com muitas oportunidades de emprego na área de compras do BH Airport. Com cerca de 100 operações, entre varejo, restaurantes e salas VIPs, o terminal se consolida como um verdadeiro shopping com diversas opções para os passageiros e, consequentemente, muitas vagas para profissionais que trabalham no atendimento ao público. São cerca de 200 oportunidades em diferentes funções, inclusive em horários diferenciados e turnos diurnos e noturnos.
Entre os cargos mais requisitados pelos lojistas estão vendedor, repositor, estoquista e atendente. Mas também há oportunidades para funções de supervisão. Os turnos são variados: há vagas para o horário comercial padrão, outras para o primeiro período da manhã, além das noturnas, uma vez que o terminal funciona 24h. Os salários e benefícios variam de acordo com a empresa empregadora e o cargo. Em alguns casos há a possibilidade de valorização da remuneração por meio de comissão de vendas.
O International Meal Company é um dos grupos presentes no terminal com mais vagas. No Viena Restaurante, que fica na área de embarque, são 12 oportunidades para atendente, caixa e cozinheiro. A operação RA Catring, que fornece alimentação para o serviço de bordo das companhias aéreas, também tem 26 vagas, a maioria para auxiliar de produção que atua na montagem dos lanches, mas também há vagas para motorista e ajudante de motorista.
Outro grupo que atua no terminal e que está com muitas oportunidades é o F&L Empreendimentos, que controla operações da Pizza Hut, Fran’s Café, Rei do Mate, American Day, Subway, Casa do Pão de Queijo, Barão Mineiro e California Coffee. São cerca de dez vagas, principalmente de vendedores.
O Gestor de Varejo e Hospitalidade do BH Airport, Lucas Malachias, destaca que a ampla oferta de oportunidades reflete a força do mix comercial do aeroporto. “Na medida em que ampliamos nossa oferta comercial para dar mais opções e melhorar a experiência do passageiro, também movimentamos a economia local, gerando trabalho e renda. Hoje, o sítio aeroportuário emprega cerca de 7 mil pessoas, que vêm das cidades do entorno do terminal e de Belo Horizonte. E esse é um motivo de comemoração para nós: o BH Airport está de portas abertas para esses profissionais que, com certeza, aprenderão muito trabalhando num ambiente dinâmico como um aeroporto”, afirma.
Os interessados nas vagas podem entrar em contato direto com as empresas que atuam no terminal, seja por meio do LinkedIn ou de suas páginas institucionais. No site do BH Airport, é possível encontrar a lista de todas as lojas, com horário de funcionamento e telefone para contato.

Dia da Ciência: BH Airport movimentou 1.200 toneladas de cargas ligadas à saúde no primeiro semestre de 2025
No Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador, comemorado em 8 de julho, o BH Airport celebra sua contribuição para o avanço científico do país por meio da operação do seu hub logístico multimodal, que tem um papel estratégico no transporte de cargas do setor de Ciências da Vida. Com uma infraestrutura moderna e preparada para receber esse tipo de carga, o aeroporto se consolida como uma das principais portas de entrada e saída de produtos essenciais para o desenvolvimento da ciência e da saúde no Brasil.
Em 2025, o segmento de Ciências da Vida representou 14% de todos os processos liberados no terminal internacional mineiro, sendo o setor mais representativo em receita e valor agregado de carga. No primeiro semestre deste ano foram mais de 1.200 toneladas movimentadas em 2.626 processos logísticos. Entre os produtos que passam pelo hub estão medicamentos e suas matérias-primas, produtos para diagnóstico in vitro, cosméticos e equipamentos médicos. O tamanho e peso variam: há volumes abaixo de 1 kg, até remessas com dezenas de toneladas.
O Gestor Comercial do BH Airport, Geovane Medina, explica que o destino e origem dessas cargas são, principalmente, indústrias farmacêuticas, de diagnóstico in vitro e de equipamentos médicos, transportadas por modais aéreo e marítimo, com forte concentração na malha aérea internacional. Segundo ele, trata-se de cargas de alto valor agregado. Um exemplo é um carregamento recebido, este ano, com matéria-prima para a produção de medicamento oncológico avaliado em R$ 30 milhões.
Geovane reforça que o hub logístico multimodal tem uma estrutura qualificada para garantir o acondicionamento ideal dessas cargas, muitas delas sensíveis a variações de temperatura. “Hoje, o BH Airport tem seis equipamentos refrigerados com capacidade para manter faixas térmicas entre -18°C e 22°C, inclusive com controle de umidade de até 70% em uma das faixas. Todos os equipamentos passam por processo de qualificação térmica, com sensores que garantem a manutenção constante da temperatura exigida, assegurando a integridade das cargas”, afirma.
Para o gestor, ao garantir a segurança e a conformidade no armazenamento e transporte desses produtos, o BH Airport fortalece seu papel como elo estratégico da cadeia logística de Ciências da Vida. “Estamos falando de cargas impactam diretamente a vida das pessoas e a evolução da ciência no Brasil. Contribuir com a logística eficiente e segura dessas mercadorias é parte do compromisso do BH Airport com a saúde e o desenvolvimento científico do país”, destaca.

Férias escolares: BH Airport espera mais de um milhão de passageiros em julho
Chegou a alta temporada: no mês julho, período de férias escolares, o BH Airport ganha ainda mais movimento com os passageiros que embarcam em viagens em família, excursões de escola e turismo de inverno. A expectativa é que 1,1 milhão de passageiros circulem pelo terminal durante todo o mês de julho, o que representa um crescimento de 2% em relação ao mesmo mês em 2024. O período também exige maior demanda das companhias aéreas, que estão preparando 430 voos extras durante o mês. Entre os destinos mais procurados estão Porto Seguro, Salvador e Maceió.
Segundo o COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes, o terminal tem uma operação especial em períodos de alta temporada com reforço nas equipes de segurança e apoio aos passageiros. Ele destaca que para trazer ainda mais agilidade ao processo de embarque e procedimentos de segurança nos canais de inspeção (raio-x), o BH Airport está implementando o embarque rápido. Trata-se de um fluxo prioritário para quem está levando apenas um item (seja uma mala, uma bolsa ou uma mochila, por exemplo).
“O embarque rápido é mais uma solução que implementamos para trazer mais eficiência para a operação e mais conforto ao passageiro, principalmente nesses períodos de alta demanda, como férias escolares. Toda a operação também está pensada para atender esse aumento de volume, o que inclui nosso mix comercial com mais de 100 operações, entre restaurantes, lojas de varejo, salas VIPs e outros serviços”, afirma.
Entre as novidades de destinos em julho está a rota BH – Bariloche, que acaba de ser inaugurada no terminal internacional mineiro. A operação é da Azul Linhas Aéreas em aeronaves Airbus A320, que acomodam até 168 passageiros. A rota é sazonal e incluirá, ao todo, 32 operações e 5,7 mil assentos, com partidas de Belo Horizonte às quartas-feiras e domingos, durante a temporada de junho a agosto.

Posto UAI no BH Airport dobra número de atendimentos e fortalece integração do terminal com o Vetor Norte
Integrado à estrutura do BH Airport, a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Aeroporto, tem se consolidado como um importante ponto de acesso a serviços públicos para a população do Vetor Norte e passageiros em trânsito. Com localização estratégica no segundo pavimento do terminal, a unidade registrou crescimento expressivo no número de atendimentos: foram mais de 17 mil em 2024, o dobro em relação ao ano anterior. Em 2025 já foram mais de oito mil pessoas atendidas entre janeiro e maio.
O COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes, fala sobre a importância do serviço, que tem sido útil para os mais diversos perfis de usuários. Isso porque a unidade é utilizada tanto por moradores das cidades no entorno do aeroporto, quanto por passageiros, que agendam previamente os atendimentos, aproveitando o tempo de permanência no terminal. “A presença da UAI no aeroporto é mais do que comodidade: é parte da nossa missão de oferecer uma jornada completa ao passageiro e reforçar nosso papel social ao facilitar o acesso a serviços públicos. Além da UAI, o BH Airport também tem uma unidade dos Correios, um mix comercial com mais de 100 operações, entre restaurantes, lojas de varejo e salas VIPs, além de espaço kids e terraço panorâmico”, afirma.
O serviço mais procurado na UAI Aeroporto é a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), tanto na primeira quanto na segunda via. Além disso, o posto oferece emissão de atestado de antecedentes criminais, emissão da CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista), solicitação e recuperação de acesso à Conta GOV.BR, recadastramento de inativos (prova de vida) e serviços relacionados à habilitação e veículos, sendo a renovação de CNH especialmente demandada por tripulantes das companhias aéreas.
Com uma equipe de 10 colaboradores, o posto UAI Aeroporto funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h. O atendimento é realizado mediante agendamento prévio, que pode ser feito gratuitamente pelo portal mg.gov.br ou pelo aplicativo MG App. A unidade está localizada no 2º andar do terminal: no elevador, basta apertar o botão 1, que corresponde ao primeiro nível acima do térreo.